sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Onda de calor pode trazer danos à região

Desde Sábado, uma onda de calor atinge a nossa região. Esse calor fez com que o consumo triplicasse e aqui está o problema...
Segundo o Semasa (Serviço Municial de Saneamento Ambiental), os moradores de Santo André poderemos sofrer racionamento de água.

Num dia normal, são consumidos 160mil metros cúbidos de água; nesse início do mês, o Semasa registrou um consumo de 480 mil metros cúbicos de água por dia. Pode-se ver que o consumo triplicou, devido à onda de calor que nos atinge. A autarquia ainda afirmou que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), não pode suprir essa demanda. Por outro lado, a Sabesp alega que o problema está na distribuição, pois o repasse de água está dentro do normal.
Aproveitando a oportunidade e o tema, vou falar do desperdício de água.
É preciso que saibamos aproveitar a água que temos. Não se pode dispediçar a água da mangueira, potável, lavando uma calçada. Por que não pensar em uma alternativa? Reutilizar a água que você joga pelo ralo...
Bom, deixo a reflexão para os leitores.
Até mais...

3 comentários:

  1. Almir, sou a favor do APAGÃO da água.
    Deixar os brasileiros sem água por 2 dias pra sentirem na pele o que é a falta de água.
    Sim, logo após esse APAGÃO, fazemos o RACIONAMENTO (Assim como foi com a energia elétrica há uns 10 anos atrás, lembra?)

    Aí sim com o RACIONAMENTO devia-se MEXER NO BOLSO do brasileiro pra ele sentir o quanto caro custará a água daqui a uns 20 ou 30 anos.

    Sim, só mexendo no bolso o brasileiro APRENDE.
    Não adianta fazer campanhas e mais campanhas com apenas mensagens: TEM QUE MEXER LÁ, para o individual do senso comum sentir na pele!

    Olha como o desperdício está no meu e no nosso dia a dia:

    - Daqui a pouco, vou até o chuveiro e fico 20 minutos nele.

    - Depois, saio de casa, vejo a ignorante da senhora empurrando folhas com a pressão da água da mangueira.

    - Jajá vou ao banheiro e o desperdício de água tá na descarga que vou dar agora fazendo minha necessidade.


    Almir: Solução: Multar quem desperdiçar água.


    Vamos discutir mais essa questão.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a conscientização é o melhor de todas as soluções possíveis. Multas e impostos que já pagamos em excesso são soluções apenas para os governos, que passam a arrecadar mais e investir cada vez menos. Basta ver o governo federal e o PAC, uma das maiores enganações de todos os tempos. Alem do mais, é necessário relembrarmos que governos anteriores nada fizeram para minimizar o problema. Ainda Criança em santo André, lembro-me que não havia lugar onde não brotasse uma mina d’água. Governo após governo liberou construções de casas e empresas sem a mínima atenção ao meio ambiente. Governo após governo permitiu a morte das nascentes e . Uma boa idéia seria fazer com que todas as empresas da região (creio que algumas já fazem isso) reciclassem a água que consomem, o que alem de reduzir o consumo, reduziria a poluição e poderiam ganhar com o abatimento na conta d’agua ou impostos. Outra solução seria criar núcleos de conscientização ecológicos nos bairros,para fazerem os próprios moradores um levantamento dos problemas e suas possíveis soluções. Esses conselhos comunitários funcionariam primeiro como agente fiscalizador, e depois como órgãos de discussão e deliberação. Uniria os comerciantes, políticos, empresários, escolas do bairro, profissionais liberais. Porque na verdade, o grande problema hoje é indiferença da população. Hoje, as pessoas já não sentem confiança em participar de mais nada. Entidades e partidos que prometiam mudança e uma nova forma de política caducaram e envelheceram precocemente ao assumir o poder. Nunca antes na história deste pais o povo esteve tão apático.sem mudar isso, não se muda nada.

    ResponderExcluir
  3. isso é muito difícil mesmo!!!

    quando seu assessor veio aqui em casa entregar o jornalzinho do seu mandato, tinha uma senhora lavando a calçada com a água potável.

    ele ainda deu um toque... falou que tava chovendo, mas a senhora teimo...
    é muito fácil de ver quem tá preocupado com esse tipo de coisa.

    abraço cicotinho

    ResponderExcluir