segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ELEIÇÕES

Foi num 9 de novembro que um político de esquerda foi eleito pela primeira vez para um cargo Executivo, e este fato aconteceu aqui em Santo André. Em 1947, Armando Mazzo foi eleito e alcançou a Prefeitura da cidade, sendo candidato pelo PST ( Partido Social Trabalhista ).

Antes mesmo de assumir o cargo, seu mandato foi cassado por conta de uma manobra política da direito conservadora da época, que, além de Armando Mazzo, também fez com que outros políticos perdessem seus mandatos e direitos.


Anos depois, em 1989, o prefeito Celso Daniel e o vice-prefeito José Cicote, meu pai, foram eleitos para a Prefeitura de Santo André. Na posse, homenagearam o comunista com uma posse simbólica, trazendo á tona o episódio de 1947. ( foto: Armando Mazzo, Celso Daniel e José Cicote).
Ainda em 1989, houve a Primeira Eleição Direta após o Regime Militar. O Primeiro Turno foi realizado no dia 15 de novembro. O Segundo Turno aconteceu no 17º dia do mês de dezembro, e através do voto, Fernando Collor chegou à Presidência da República.


2 comentários:

  1. companheiro socialista... camarada esse cicote

    tive na sessão do seu pai que vc presidiu..
    fiz questão que meu neto criasse esse lugar pra mim pra eu poder falar de vez em quando.

    algum dia passo lá no seu gabinenete cicotinho

    ResponderExcluir
  2. Somente como pessoas como José Cicote um socialista nato e por natureza para juntamente com Celso Daniel prestar essa justa homenagem a Armando Mazzo que na data dessa foto acima foi empossado simbolicamente como prefeito.
    parabens Almir Cicote, e siga sempre os caminhos trilhados pelo seu Pai.

    ResponderExcluir