quarta-feira, 11 de novembro de 2009

APAGÃO!

Bom, volto a postar depois de ter sido submetido a uma cirurgia ocular, que foi simples e bem conduzida. Aproveito pra agradecer o carinho e a atenção de todos.

Enfim...e ontem, hein?! O apagão afetou a vida de milhões de pessoas por quase 5 horas.
Segundo o ONS - Operador Nacional do Sistema, o apagão teve início às 22h13min, e a energia foi sendo reestabelecida durante o resto da noite da terça-feira e na madrugada de quarta. O ONS ainda divulgou que o fenômeno atingiu 18 estados, além de provocar os desligamentos de duas usinas nucleares: Angra1 e Angra 2, ambas situadas no Rio de Janeiro.
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que problema com três linhas de transmissão que recebem energia produzida na Usina de Itaipu podem ter causado o apagão. O secretário ainda comentou sobre a condição metereológica na região de Itaberá (SP), onde passam três circuitos de Itaipu que ligam as regiões Sul e Sudeste. Acrescentou que a proteção para contingência tripla é economicamente e tecnicamente inviável, e nosso sistema só tem proteção para contingência dupla. Com a saída dessas linhas, a Usina Hidrelétrica de Itaipu passou a "girar no vazio", sem ter como transmitir a energia produzida.


Agora, registro a situação mais importante e essencial para nossas reflexões e debates: qual a saída imediata para um problema inesperado de transmissão de energia como esse? Afinal, dependemos dessa energia.

Tomando como exemplo o apagão de ontem, vimos como somos dependentes e como são ínfimas as nossas alternativas para superar uma surpresa como essa. O trânsito vira um caos; semáforos não funcionam, os motoristas não se respeitam e tudo vira uma grande baderna. O sistema de transporte público, especialmente de São Paulo e Rio de Janeiro, foi substancialmente afetado. Cito ainda a fragilidade do nosso sistema público de saúde; alguns dos hospitais não têm capacidade de atuar com geradores, e não importa se é 1 hospital, ou se são 10, o que importa é que nesses hospitais há pacientes - pessoas- que necessitam de aparelhos para se manterem vivos.


Espero que todos contribuam com essa discussão.
Até mais...

5 comentários:

  1. É, pois é, Almir... Quem foi que não tem teve algum probleminha ontem, não é mesmo?

    Como vc mesmo disse, somos dependentes dessa energia, mas não podemos deixar que essa dependência, em casos de eventuais problemas, interrompa as atividades da sociedade: transporte, hospitais, trânsito...

    Não consigo admitir que não tenhamos alternativas para problemas como esse... Não podemos parar por conta de eventualidades. Devemos nos preparar.

    ResponderExcluir
  2. é, cicotinho...

    é uma pouco vergonha o nosso governo deixar uma coisa dessa acontecer.
    se eles não tiverem condições de combaterem um apagão desse, como é que vai ser? quero ver quando der problema com a água também... vamos ficar sem como ficamos ontem? vamos buscar novas alternativas?

    ResponderExcluir
  3. Concordo e continuo achando que é BOM.
    Pro Brasileiro sentir a falta, de quanto é importante a luz elétrica nas nossas vidas.

    e ainda tem gente que desperdiça.

    Assim como o apagão da água, que já comentei, sou a favor de MULTA e mexer no bolso do povo.


    Até mais ver

    ResponderExcluir
  4. E a "dotora sem diproma" sumiu? Parece que ela tevem tambem seu dia de apagão, ou como diz o blog do coronel; a candidata Apagadilma(hehehehe)Há mais de 10 anos houve um apagão e o presidente Fernando Henrique Cardoso, em cadeia Nacional esclareceu e assumiu a culpa pelo occorido. Lula e o pt não perderam tempo; pediram até, via tarso genro, o fora FHC. Agora, 10 anos depois, sem seca como houve no tempo dos tucanos, a culpa não é de ninguem. Ou melhor, a culpa é do raio. Verdade, é do raio do eleitor que só enxerga a cestinha basica e não consegue ter sentimento de pais. Não quer ver, e se ve vira o rosto. Desde que chegou ao "pude", como gostam os petralhas, lula havia citado 55 vezes o apagão de FHC. Há menos de duas semanas a sinistra da casa civil, a "dotora apagadilma" disse não ser possivel novo apagão no Brasil(programa bom dia ministro, da radiobras).Em nenhum ano de Seu governo lula superou os investimentos da era FHC(graficos da propria Anel). Contra fatos não há argumentos; lula e sua trupe de bandidos são mentirosos contumazes. Espero que o PSB, se procura mesmo o bem do pais esqueça o cangaceiro de lula, o ciro e a falsa doutora. Apagadilma.Nunca antes na historia deste pais se mentiu tanto e a resposta sempre são as mesma " culpa do FHC", "Foram as privatizações", "o neo liberalismo", "esse dolar na cueca não é meu" e por ai vai, sempre o mesmo discursinho pequeno, mesquinho e rançoso.

    ResponderExcluir
  5. concordo com o Mike... acho que toda essa corja acabou impregnando acabou se impregnando nas mesmas mentiras e falácias das quais se negavam a fazer parte.
    e nesse pra bater nesse discurso fraco, deixo uma música do mestre Chico Buarque que dá essa idéia de sucessão e constante inércia, permitindo ao futuro um inferno e um lixo bem previsível:
    todo dia ela faz tudo sempre igual
    me sacode às 6 horas da manhã
    me sorri um sorriso pontual
    e me beija com a boca de hortela...(cotidiano)

    ResponderExcluir