quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009

Bom, dando continuidade à retrospectiva, vou falar de dois âmbitos em que estou atuando muito fortemente, porque a demanda é muito grande e a importância também: educação e igualdade entre as pessoas.
.
Na educação, venho lutando desde o começo do ano pela entrega dos uniformes escolares gratuitos. A medida já estava prevista no Orçamento Participativo 2009/10, mas a ação ainda não foi realizada. Busquei, ainda, implementar o xadrez como matéria extracurricular. Algumas pessoas me perguntam como o xadrez poderia ajudar os alunos, e eu respondo: o xadrez ajuda - e muito - no desenvolvimento da habilidade da criança de raciocinar, na busca pelo planejamento e estratégia. Isto tudo, jogando xadrez...

Outro Projeto de minha autoria tratava da saúde vocal dos professores, o que é necessári para que o professor siga bem e os professores aproveitem bem as aulas.
Agora no final do ano, protocolei um projeto pelo combate ao bullying - que é a violência entre pessoas, crianças e adolescentes, da mesma faixa etária. Essa violência ocorre em escolas e universidades e atrapalha o desempenho do aluno em suas atividades.
.
A favor da igualdade de oportunidades, comecei a examinar mais de perto a questão dos deficientes. Existe uma questão muito atual e delicada sobre a qual devemos discutir para que ações equivocadas não prejudiquem os portadores de deficiência física ou mental.

A inclusão escolar deve ocorrer de forma cuidadados e responsável. Isto é, aqueles que têm condições para frequentar salas de ensino regular devem participar desse processo para se desenvolvam nessa ambiente e que ajudem na dissolução do preconceito que existe em relação aos deficientes. No entanto, aqueles que não têm condições e têm necessidades maiores, devem frequentar salas especiais para que possam se desenvolver da maneira que lhes cabe, com acompanhamento de um professor especializado e uma infra-estrutura que ajude na didática.
Mais uma vez, agradeço a participação e amanhã posto a terceira parte da Retrospectiva
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário