terça-feira, 15 de abril de 2014

Pq. Central será o próximo a receber obras

Clipping Diário do Grande ABC


Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
Ricardo Trida/DGABC
Depois do Parque Celso Daniel, no bairro Jardim, o próximo equipamento público que Santo André pretende revitalizar é o Parque Central, no bairro Paraíso. As melhorias, previstas para ter início no segundo semestre, seguirão os moldes do espaço reinaugurado ontem, com iluminação LED e restauração dos equipamentos de lazer para a população.
Conforme explica o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), além de ampliação, o Parque Central será integrado à Sabina Escola Parque doConhecimento. “A gente tem como escopo de médio e longo prazo melhorar o Parque Central e o Parque da Juventude, mas pela ordem de prioridade o próximo será o Central”, diz.
Segundo Serra, uma das novidades previstas para a área verde será a criação de um pet parque, destinado aos cães. “Já iniciamos os projetos, mas é uma área grande e ainda é cedo para falar em investimento”, destaca.
As obras no equipamento localizado no bairro Paraíso só terão início após o término do processo de remoção das cerca de 400 famílias que ainda vivem na favela da Gamboa, ao lado do parque. A promessa da Secretaria da Habitação é de que todos os moradores sejam retirados até 30 de junho.
REINAUGURAÇÃO
Após passar por oito meses de obras de revitalização e ficar fechado por 23 dias, o Parque Celso Daniel reabriu as portas ao público na noite de ontem. O espaço recebeu placa que homenageia os 500 trabalhadores que participaram das obras.
A área verde de 70 mil m² recebeu 720 pontos de iluminação, o que inaugura o programa municipal Banho de Luz, com substituição de lâmpadas comuns por itens de LED.
De acordo com o prefeito Carlos Grana (PT), a ideia é que os demais equipamentos públicos que passarem por reforma tenham suas lâmpadas substituídas pelas mais modernas de forma gradativa. “Sabemos que é um custo mais alto do que o dos pontos normais, por isso, sem fazer loucura vamos aos poucos trocando”, observa.
Com investimento de R$ 5 milhões, o novo Parque Celso Daniel foi repaginado e passou a contar com seis lagos, três pistas de caminhada, 60 câmeras de monitoramento e duas bases para a GCM (Guarda Civil Municipal).
Na parte esportiva, houve reforma das duas quadras de futebol e construção da segunda quadra pública da cidade dedicada à prática de tênis. A primeira fica no Parque Regional da Criança, no Jaçatuba. Para as crianças, a novidade é a presença de brinquedoteca nas proximidades do playground, que foi reformado.
Além da reativação de lanchonete no local, o público poderá contar com espaço para a prática do slackline – atividade em que se amarra fita elástica esticada entre dois pontos fixos para andar por cima e para estender redes entre duas árvores e descansar. Os cães também foram beneficiados com área reservada para o agility (espécie de circuito para treinar os caninos).
Após a reinauguração, o parque passará a funcionar entre 6h e 24h todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário