terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Educação em Santo André. Rumo a Excelência?

Se há um consenso no mundo - salvo algumas exceções - é de que a educação é uma das únicas formas de melhorar a condição social do individuo. Ela melhora a comunidade e faz com que uma nação cresça economicamente e seja mais democrática.

A pouca descentralização que os governos deram aos municípios trouxeram um bem estar enorme à sociedade. A municipalização da educação foi talvez a melhor coisa ocorrida em Santo André e região.
Teci essas considerações quando fiz por esses dias um levantamento de que a Secretaria de Educação de S. André fechou o ano de 2010 com 27% do orçamento da cidade investidos na pasta, que é a segunda com maior volume de recursos no Orçamento para 2011: a previsão é de R$ 307 milhões

O admirável trabalho realizado pela Secretária de Educação de S. André, comandada pela competente e humana Professora Cleide, tem conseguido dar saltos qualitativos na área.

Depois da histórica conquista do Uniforme Escolar Gratuito, da qual meu gabinete teve o orgulho de participar, os números parecem positivos. No entanto, a realidade é que pedidos e reclamações continuam a chegar na câmara e no meu gabinete. Ainda faltam unidades para reformar, é preciso informatizar mais o aprendizado (a exemplo do que faz S. Caetano e S. Bernardo com notebooks para os alunos), criar atividades lúdicas na sala de aula, colocar aulas de inglês no currículo, entre outras melhorias.

Quero aqui expressar minha prioridade por educação, lembrando que a falta dela é a base de todos os problemas que a nossa – e qualquer outra - cidade enfrentam. Como diz o coração de estudante do nosso excelente Milton, “Há que se cuidar do broto...”

Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário