O dia 20 de novembro, sendo comemoração do Dia da Consciência Negra, traz a todos uma reflexão acerca do preconceito que existe em nosso país.
A data é uma homenagem ao dia da morte do Zumbi, grande líder do período da escravidão, que sempre buscou a liberdade, e é por isso que devemos refletir e ver que preconceito é burrice.
Durante o período em que os negros eram feito de escravos, houve muitas formas de resitência, muitas revoltas, fugas e ainda foram criado muitos quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e seu ideal libertário, contexto em que surgiu o Zumbi.
Ao falarmos da final da escravidão, devemos considerar as condições de trabalho e aí, então, percebemos que ainda temos escravos pelo nosso país. Dessa forma, o dia de hoje vem como uma oportunidade para gerar discussão e abrir os olhos de nosso povo brasileiro para as desigualdades gritantes que existem.
O preconceito acaba com oportunidade, ele traz a discriminação, como se uma pessoa fosse melhor que a outra. É triste... Mas devemos começar a mudança...
E isso deve ser feito gradualmente, na construção de um processo de conscientização.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário