segunda-feira, 16 de agosto de 2010

DISTRIBUIÇÃO DOS UNIFORMES ESCOLARES

Após grande empenho e muita luta do nosso gabinete, vemos o fruto de todo o esforço; a Prefeitura inicia a distribuição dos uniformes escolares, beneficiando diretamente centenas de crianças e familias. Uma grande vitória da educação e da cidadania em Santo André. Apesar do aspecto econômico ser o mais lembrado, há outros motivos que fazem com que seu uso seja importante, sendo a segurança o principal.

Vivemos em um contexto de extrema violência, e a criança costuma ser alvo preferencial. Dentro da escola, o uniforme é uma forma rápida e eficiente de controle visual. Qualquer pessoa fora do padrão é imediatamente reconhecida. Isso reduz em muito a possibilidade da ação de gangues ou dos pequenos traficantes, que na impossibilidade de misturar-se aos alunos, são facilmente descobertos e controlados. Protege, também, o aluno fora da escola; facilita o reconhecimento por parte do munícipe qual a escola e se aquele aluno deveria estar ali naquele momento. Isso inibe de forma sensível a ação de pedófilos, verdadeira praga nos dias correntes, e protege de forma eficiente a integridade física das crianças. O pedófilo é um predador extremamente cuidadoso e procura se arriscar e se expor o mínimo possível.

Ao distribuir o uniforme por toda a rede de ensino municipal, a Administração também dá um passo importante para o desenvolvimento da consciência de cidadania. A importância de eliminar as diferenças sociais dentro do ambiente escolar fortalece o espírito de comunidade e torna o aspecto social e econômico individual irrelevante no contexto educacional. Sem a adoção do uniforme, e em época de profundo incentivo ao consumismo, as diferenças se tornam mais gritantes. Isso traz profundas conseqüências, em que a posse de algo material se torna mais importante que a própria vivência da pessoa. A entrega dos uniformes está sendo um grande passo que a nossa cidade está dando, mas que deve ser acompanhado de muitos outros.

É claro que o uniforme não deve ser visto como a resolução simples para problemas tão complexos como os que existem na área da educação. Além do uniforme, devemos ficar atentos a alguns indicadores de qualidade desenvolvidos pelo Ministério da Educação/Inep, pelo Unicef, pelo Pnud e pela Ação Educativa. Dentre eles, o ambiente favorável à aprendizagem, isto é, um espaço físico que ofereça estrutura necessária para estudo e lazer, a permanência e acompanhamento dos alunos, fazendo com que estes realmente façam parte da escola, o reforço a atividade esportivas e culturais. Outro fator importantíssimo é o compartilhamento de decisões entre diretores, funcionários, professores, pais e alunos.

Com a atuação conjunta entre escola, pais e alunos, o ambiente escolar passa a ser mais acolhedor e muito mais atraente para as crianças, e deixa de ser aquele lugar em que se vai para ficar sentado, ouvindo, o que é uma situação que desagrada os alunos. Com a construção de um bom ambiente, o aluno participará mais das aulas e irá se sentir integrado, feliz e mais responsável pelo seu destino e o de sua cidade, Estado e seu país.
Enfim, é assim que construímos, aos poucos, a nossa cidade.
Até mais!

2 comentários:

  1. Parabéns, Almir!

    Aliás, parabéns pra todos nós, munícipes de Santo André.

    Beijo...

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela luta e pela grande conquista. Essas ações, se empreeendidas por todos, fariam de nosso mundo um lugar bem melhor do que o mundo dos espertalhões, tão valorizado pelo atuais ocupantes de brasilia. Lembro ainda o grande escritor frances Anatole France;
    "Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."

    ResponderExcluir