segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Posto hoje para homenagear as mulheres.
Uma homenagem que já foi feita ao estabelecer o 8 de março como data comemorativa.

No dia 8 de março de 1857, na cidade Nova Iorque (EUA), as operárias de uma fábrica de tecidos se revoltaram com suas condições de trabalho e armaram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho: redução na carga diária de trabalho para 10 horas (as fábricas exigiam 16 horas), equiparação de salários com os homens (pois elas chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que logo depois foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, em decorrência desta ação desumana.

Anos depois, em 1910, na II Conferência Internacional das Mulheres, que foi realizada na Dinamarca, ficou estabelecido que a data da grande greve das mulheres seria utilizada para homenageá-las. A partir desta Conferência, em todos os anos, no dia 8 de março é comemorado o DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
Além de homenagear, a data traz consigo um protesto em relação ao papel da mulher na sociedade.

Todos sabemos que se conquistou muito, e tudo isso devido à garra e à vontade das mulheres, mas ainda temos muitas coisas para fazer e conquistar. É preciso que haja maior respeito para que o preconceito e a desvalorização da mulher no mercado de trabalho sejam combatidos. É preciso que a violência contra a mulher seja combatida mais fortemente. Devemos reconhecer o papel da mulher na sociedade atual.

Hoje, para comemorar a data, o PSB vai realizar uma sessão de cinema em sua sede. O filme será ACORDA, RAIMUNDO... ACORDA! è muito interessante... Vale a pena assistir.

Até mais... Leitores e Leitoras!

Um comentário:

  1. as mulheres da minha vida pediram pra te agradecer por vc ter lembrado delas muito obrigado fica na paz

    ResponderExcluir