quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

.


Hoje, eu passei em um cartório eleitoral aqui perto da Câmara Municipal pra ver se havia alguma cartilha ou algumas orientações para as eleições de Domingo... E achei!
Lá, peguei uma CARTILHA DO ELEITOR... A partir dela, vou deixar algumas dicas para o dia da eleição.

Neste ano, para votar é necessário apresentar um DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTOGRAFIA.
O documento de identificação pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou de motorista ou mesmo certificado de reservista.
Atenção, certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

No momento do voto, para evitar fila ou mesmo embaraço, leve uma “cola”. Mas o que é uma cola? A cola é um papel com os números dos candidatos em quem você irá votar na ordem da urna, assim, você já terá definidos os seus candidatos e exercerá seu direito mais facilmente.

Lembre-se de que nessas eleições você votará para:

DEPUTADO ESTADUAL
DEPUTADO FEDERAL
SENADOR (primeira vaga)
SENADOR (segunda vaga)
GOVERNADOR
PRESIDENTE DA REPÚBLICA


Pense em seu voto, pesquise a história de seu candidato e faça valer esse seu direito.

CONSCIÊNCIA NA HORA DE VOTAR!


Até mais...

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIA DO IDOSO


Desde 1999, no dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Idoso.

Em nosso país, cerca de 8% da população é idosa. Tendo em vista o aumento dessa faixa etária, é preciso que se consiga adequar políticas públicas visando acolhimento social, lazer e todas as outras necessidades de um ser humano.

O Brasil não é um caso isolado. A população, no mundo todo, está ficando cada vez mais velha e, segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, haverá mais idosos do que crianças no planeta, fato inédito em toda a história.
Alguns dos principais motivos que fizeram com que houvesse esse aumento da expectativa de vida foram o avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida. No entanto, ainda há muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade.
No Brasil, o idoso vai perdendo sua força de trabalho, vê a desvalorização de sua aposentadoria e de sua pensão, muitas vezes é abandonados pela família, lida com um difícil acesso a planos de saúde, e também sofre por conta da falta de projetos e de atividades de lazer.

Sinto que estamos em um período muito delicado de nossa história. Temos alguns desafios, que devem ser enfretados, dentre eles o grande desmatamento no país - relacionado com o desenvolvimento sustentável, a situação do idoso e do país daqui alguns anos, a educação...

Comece a mudança a partir de você... Tome consciência da situação atual para que, assim, você também possa disseminar informação.

Até mais...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PL VISANDO SEGURANÇA DOS RECÉM-NASCIDOS

.




Ontem, o meu novo Projeto de Lei foi lido na sessão da Câmara. Nele, existem disposições sobre a utilização da pulseira com sensor eletrônico, para identificação de recém-nascidos e mães, nas maternidades e hospitais da cidade.

Temos visto, em noticiários, jornais, e outros meios de comunicações, inúmeros seqüestros de bebês logo depois de seu nascimento. A falta de segurança nas salas de parto e maternidade é muito nítida, e, por esse motivo, decidi apresentar esse Projeto de Lei.

O procedimento de uso da pulseira é o seguinte: ela deve ser colocada logo na sala de parto, na presença de toda a equipe médica, para que todos observem o procedimento. Presa ao cordão umbilical, a pulseira só se solta com a queda do cordão, que acontece 4 ou 5 dias depois, época em que mãe e filho já devem estar em casa. O número inserido na pulseira é o mesmo para os dois, facilitando a identificação, quando necessário.

Caso haja algum problema, exames de sangue, anteriormente realizados, poderão confirmar a identificação da pulseira.

Agora, espero a apresentação do Projeto na sessão e sua futura discussão...

Até mais...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

DIA DA LUTA E DA CONSCIÊNCIA


DIA DA ÁRVORE

O dia 21 de setembro prenuncia o início da primavera, que acontece no dia 23 de setembro.
Nosso país, desde sempre, sofreu com o desmatamento e é por isso que
devemos, cada vez mais, ficar atentos e proteger nossas matas.
Em 24 de fevereiro de 1965, o dia 21 de Setembro foi formalizado como o Dia da Árvore, marcando, assim, um novo ciclo para o meio ambiente.

Nos tempos atuais, a demanda de produção, em face do crescimento populacional, é muito maior. Dessa forma, devemos prestar muito mais tenção com o nosso desenvolvimento, que, é claro, necessita de recursos naturais, mas que devem ser utilizados de uma forma sustentável e que não coloque em risco nem nossas vidas nem nossa mata.


DIA NACIONAL DE LUTA DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

A busca pela efetivação dos direitos de pessoas com deficiências é salientada no dia de hoje, 21 de setembro, que
representa o Dia Nacional de Luta de Portadores de Deficiência.
Embora tenhamos avançado significativamente em alguns aspectos, há algumas áreas pelas quais temos de lutar ainda mais, como a educação, visando maior inserção dessa classe.
A grande vitória, que tanto é almejada, é chegar à igualdade de condições e oportunidades. Todos temos consciência de que ninguém é igual, mas as oportunidades devem ser as mesmas, para que o futuro da pessoa dependa de sua força de vontade e perseverança. Assim, inserir o portador de deficiência na educação e no mercado de trabalho aconteceria através de um processo natural, pois todos teriam estudo e condições de se sustentar trabalhando.
Até mais...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SHOW DO PE. FÁBIO DE MELO

.


O show do Pe. Fábio foi um sucesso!

O ginásio estava cheio e sua apresentação foi muito boa! Ainda mais se tratando de um evento em prol da construção da Mitra aqui de Santo André.

Na sexta-feira, antes de seu show, pudemos acompanhar o desempenho das Garotinhas de Ouro, de Joinville... Música alegre e muito divertida.

Depois, foi a hora do Pe. Fábio, que cantou belíssimas canções, e teve o público cantando junto com ele em muitas delas.

O mais interessante é que seu show não se atém ao conjunto de canções cantadas, mas ele passa mensagens, palavras que realmente visam trazer a aprendizado a todos nós.


Enfim, deu tudo certo! Mais uma vez, parabéns a todos que participaram.






Um abraço.

Até mais...

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SHOW DO PADRE FÁBIO DE MELO

.

Boa tarde!

Bom, vim falar sobre o show beneficente com o Pe. Fábio de Melo...

O show acontecerá nesta sexta-feira, dia 17, no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo. O evento será realizado em prol da construção do edifício-sede da Mitra Diocesana de Santo André.

Às 19h30, será a vez das “Garotinhas de Ouro” de Joinville, e a apresentação do Padre Fábio está prevista para as 21 horas. Os portões do ginásio serão abertos às 18 horas.

ENDEREÇO: Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo - Avenida Kennedy, nº. 1155, Jardim do Mar - SBC

Se estiver interessado, procure em um destes postos de venda. Antes disso, dê uma ligada em um destes dois telefones - 4425 4365 ou 9962 4005 - para confirmar se ainda há ingressos à venda:
Livraria Ave Maria
Paulus
Copafer
Nivalmix
Cúria Diocesana
Catedral do Carmo
Centro Diocesano de Pastoral
Algumas Paróquias


Ajude a divulgar! Repasse o link aqui do blog para seus amigos ...



Até mais...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

TEMPO (BEM) SECO!


Qualquer desequilíbrio ambiental já causa alguns problemas à nossa saúde. Nestes dias, a umidade do ar chegou aos 10%, e sabemos que o aconselhável para o ser humano é de 60%.

Este é um fenômeno da natureza, mas temos parte da culpa, porque ele é agravado pela poluição que geramos e acaba se virando contra nós mesmos. Com esse tempo, as partículas tóxicas ficam mais próximas à nossa área de nossa respiração, o que nos causa problemas respiratórios e maior cansaço físico.

Uma pesquisa realizada por um Laboratório da USP, em 2009, apontou que havia 33 microgramas de poluentes por metro cúbico, resultado que já preocupava, pois o recomendado pela OMS – Organização Mundial da Saúde, é de 25 microgramas neste mesmo espaço. Para agravar ainda mais a situação, no começo do mês, o mesmo levantamento foi realizado, e foram achados 172 microgramas na mesma área!

Mais do que nunca devemos pensar em alternativas para a diminuição da emissão de poluentes... Vocês já repararam quantas pessoas andam sozinhas nos carros? Uma saída? Revezar com o colega de trabalho... Combinar com o vizinho de andarem juntos em um dia no carro de um, e no carro de outro no dia seguinte... Usar o transporte público...
Por menor que seja a medida, é preciso que seja feita. Todo mundo pode contribuir...

A mudança deve começar em nós!

Até mais...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

.



.

A atividade física ajuda na redução do número de queda entre os idosos.

A observação foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, que percebeu os efeitos da musculação em indivíduos com mais de 60 anos, durante 30 dias.

Os acidentes são um dos principais problemas de saúde mundial. No caso do idoso, mortes acontecem em decorrência de alguns acidentes, que levam a embolia e infecção pulmonar.

Com a musculação, a musculatura é fortalecida e, assim, faz com que o número de quedas seja reduzido e, por retardar o envelhecimento dos membros inferiores, ajuda nas atividades do dia-a-dia.

A recomendação é que o idoso faça musculação três vezes por semana, envolvendo agachamento, fortalecimento dos músculos das coxas, entre outros... No entanto, se não for possível essa freqüência de exercícios, a pessoa pode complementar com outras atividades, como a dança, hidroginástica, ou mesmo uma caminhada.

Mais do que qualquer coisa, o exercício ajuda a pessoa a melhorar sua qualidade de vida, e é por isso que devemos lutar por espaços de lazer para promover esse tipo de atividade.

Até mais...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

NOSSA INDEPENDÊNCIA


A Independência do Brasil compreende todo um processo histórico e deve conter em sua explicação dois pontos para que seja bem examinada: o 07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial; a “independência” restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características.

O Brasil vivia a crise do Antigo Sistema Colonial no século XVIII. Essa crise foi marcada pelas rebeliões de emancipação, entre elas a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Essa situação acontecia paralelamente à decadência do Antigo Regime europeu, que estava se enfraquecendo por conta da Revolução Industrial na Inglaterra e principalmente pelos princípios iluministas, que depois seriam a base ideológica para a Independência dos Estados Unidos (1776) e para a Revolução Francesa (1789).

Com a abertura dos portos, em 1808, o Brasil deixava de ser colônia. O monopólio não existia mais. Rompia-se o pacto colonial e atendia-se, assim, os interesses da elite agrária brasileira, estreitando relações com a Inglaterra.

A Revolução do Porto, em 1820, colocou fim ao absolutismo em Portugal. Implantada uma monarquia constitucional, o movimento ganhou um caráter liberal. Ao mesmo tempo, essa revolução assume uma postura recolonizadora sobre o Brasil, pois se tratava de uma burguesia mercantil.
Com o retorno de D. João VI à Portugal, seu filho aproxima-se ainda mais da aristocracia rural brasileira, que sentia-se ameaçada pela a intenção recolonizadora de Portugal e pelas guerras de independência na América Espanhola, responsáveis pela divisão da região em repúblicas.


D. Pedro foi, então, sondado para ficar no Brasil, pois sua partida poderia representar o esfacelamento do país. Um abaixo assinado de oito mil assinaturas foi levado por José Clemente Pereira (presidente do Senado) a D. Pedro em 9 de janeiro de 1822, solicitando sua permanência no Brasil. Cedendo às pressões, D. Pedro decidiu-se: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico".
Outro marco interessante, foi aquele que acontece às margens do Rio Ipiranga que nada mais foi que a apresentação de algumas cartas e representação de algo já certo...

D. Pedro não decidiu ficar pelo povo, mas pela aristocracia, que o apoiaria como imperador em troca da futura independência que não alteraria a realidade sócio-econômica colonial.

Dessa forma, podemos ver que o “7 de setembro” foi apenas a consolidação de uma ruptura política, que já começara 14 anos atrás, com a abertura dos portos.



Até mais...